Conheça os todos clubes que já passei
O trajetória de Douglas no Vasco se iniciou em 2013, quando ele foi aprovado em uma peneira promovida em Itaguaí. Embora tivesse concorrentes na posição, o garoto da comunidade Nova Holanda, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, não se intimidou e conquistou espaço rapidamente, tornando-se titular do sub-15 durante a conquista do Carioca daquele ano. Na temporada seguinte, mesmo sendo um ano mais novo, se firmou entre os 11 iniciais do sub-17 atuando como lateral-direito.
Carinhosamente chamado de “DG” pelos colegas de clube, Douglas teve um 2015 dos sonhos, pois foi ele um dos grandes comandantes da equipe que recolocou o Vasco no topo do Rio de Janeiro na categoria sub-17 após 15 anos. As exibições consistentes o fizeram ser puxado para o sub-20 antes mesmo da virada do ano, além de ser inscrito para disputa da Copa São Paulo.
“ | O início foi um pouco complicado. Quando cheguei, a equipe tinha acabado de ser campeã da Taça Guanabara, então sabia que não seria fácil me firmar no time. Tive a oportunidade e fiz de tudo para aproveitá-la, deu certo e eu acabei virando titular, graças a Deus. No primeiro ano de sub-17, a concorrência na minha posição também era grande. O treinador pediu minha ajuda e aceitei o desafio de jogar na lateral-direita. Foi um período importante e que me fez evoluir, crescer. Eu sempre tive dentro de mim essa coisa de arriscar, busco sempre agarrar as chances que são dadas. | ” |
Em uma terça-feira, quando se preparava para a estreia do sub-20 no Torneio Otávio Pinto Guimarães, Douglas foi comunicado que deveria se apresentar ao profissional logo após o treino dos juniores para viajar com a delegação para Santos e Juiz de Fora, substituindo Marcelo Mattos, que havia se lesionado na última atividade antes do embarque. Como fez ao longo de sua trajetória na Colina, o garoto agarrou a oportunidade e pulou mais uma etapa.
Fez sua estreia em uma partida contra o Tupi, em Juiz de Fora, válida pela 21ª rodada da Série-B, entrou aos 15 minutos do segundo tempo, e deu um belo chute ao gol aos 48 minutos, em bola que acabou sendo jogada para escanteio pelo goleiro adversário, mais do que isso, Douglas teve personalidade, buscou o jogo, e acertou os passes, agradando o treinador Jorginho. No jogo seguinte contra o Vila Nova em São Januário, Douglas foi titular e não decepcionou o treinador, fez um belo gol em chute de fora da área, se firmando ainda mais na equipe titular. Sua rápida evolução no mês de Setembro, fez o clube acertar uma renovação de contrato, valorizando mais o jogador, que mudou de status rapidamente no time.
Ao longo do segundo turno da Série B, Douglas permaneceu na equipe titular, e as boas atuações foram uma grata surpresa a equipe e a torcida (que chegou a elegê-lo um dos principais jogadores do clube na competição, ao lado de jogadores já consagrados na equipe, como Nenê e Martín Silva), a surpresa se deveu ao fato de que Douglas não era um dos jogadores mais badalados da equipe sub-20.
As boas atuações chamaram atenção também do treinador Rogério Micale, da Seleção Brasileira de Futebol Sub-20, que o convocou para o Quadrangular de Seleções, disputado no Chile, no mês de outubro.
Em dezembro foi novamente convocado, dessa vez para o Sul-Americano Sub-20, que seria disputado entre janeiro e fevereiro do ano seguinte
O ano de 2017 vem sendo um ano de afirmação e crescimento para Douglas, apontado por especialistas como o principal jogador da equipe, Douglas vem crescendo a cada jogo, se destacando na velocidade de raciocínio, dribles precisos, e lançamentos certeiros que demonstram grande visão de jogo, além de grande folego, vigor na marcação e chutes perigosos de fora da área. Internamente é considerado uma grande joia do clube, que o valorizou novamente com novo contrato. Com as boas atuações em campo e com grande potencial, o volante despertou interesse em clubes como Manchester City, Borussia Dortmund e Monaco. Fez sua última partida com a camisa do Vasco, contra o Coritiba, no Couto Pereira, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Em sua passagem pelo Vasco da Gama no profissional, fez ao todo 39 jogos e 5 gols, com um título da Taça Rio e uma premiação individual sendo a seleção do Campeonato Carioca.
Em sua despedida do Vasco, publicou em seu Facebook oficial um agradecimento ao clube:
“ | Chegou o dia de dizer “até breve” para a família que me acolheu ainda moleque, em busca de um sonho, e me apresentou para o mundo. No Vasco, fiz grandes amigos, convivi com pessoas que me ensinaram muito, e só tenho que agradecer ao clube e à sua imensa torcida por tudo que fizeram por mim e pela minha família. Vocês serão inesquecíveis! Serei eternamente grato ao Vasco por tudo que está acontecendo e ainda vai acontecer na minha vida, e levarei esta instituição centenária de muitas glórias e história, para sempre no coração. Obrigado por tudo, Gigante! Estamos juntos! | ” |
No dia 15 de julho de 2017, foi anunciada oficialmente a contratação de Douglas no site do Manchester City.
Foi cedido por empréstimo pra a equipe da Catalunha para a disputa da La Liga de 2017–18, a fim de adquirir experiência. Na época, o time fazia já parte das equipes gerenciadas pelo Grupo City.
Foi apresentado oficialmente no dia 10 de agosto de 2017, e falou sobre sua expectativa e vontade de honrar a camisa do Girona:
“ | Estou muito feliz por estar no Girona, vim para ajudar, essa é a minha meta. Acho que a meta do Girona esse ano é se manter na Primeira Divisão, então vim aqui com essa meta, assim como todos que vieram comigo. O grupo é excelente. | ” |
— Douglas Luiz, em apresentação ao Girona. |
Douglas, após realizar amistosos com a equipe catalã, estreou oficialmente pela La Liga em 27 de agosto de 2017, na segunda rodada da Liga contra o Málaga. Contudo, não teve muitos jogos com a equipe, fazendo, de 38 partidas possíveis, 15 jogos. Jogou os 90 minutos apenas uma vez nesse período.
Na Copa del Rey de 2017–18, o Girona enfrentou somente o Levante. Douglas jogou as duas partidas possíveis contra o Levante, no entanto, sua equipe foi eliminada ao final do segundo jogo.
Após não conseguir o visto para atuar pelo Manchester City, Douglas teve de ser emprestado novamente ao clube catalão para atuar em mais uma temporada.
Na equipe, Douglas conseguiu mais sequência e oportunidades com o treinador Eusebio Sacristán Mena. Pela La Liga de 2018–19, o meio-campista fizera 23 jogos. Contudo não evitou que seu time ficasse em 18º colocado, sendo assim rebaixado.
Pela Copa del Rey de 2018–19, Douglas jogou todos os 6 jogos do time na competição. O Girona foi eliminado nas quartas de final pelo Real Madrid, mas conseguiu tirar da competição o Atlético de Madrid e o Alavés em fases anteriores.
No Girona, ele realizou um total de 46 jogos, sendo 29 deles na temporada 2018–19, quando foi titular em 21 oportunidades
No dia 12 de julho de 2019, o Manchester City acertou a venda do Volante ao Aston Villa por 15 milhões de libras (70 milhões de reais). No contrato, há uma cláusula que dá ao Manchester City a opção de recompra do jogador. O valor dessa hipotética negociação aumenta a cada temporada.
Em sua primeira temporada na Inglaterra, Douglas conseguiu se adaptar rapidamente ao novo elenco. Em sua segunda partida, contra o Bournemouth, pela 2ª rodada da Premier League, Luiz marcou um gol de fora da área, seu primeiro em solo europeu, porém não conseguiu evitar a derrota da equipe por 2 a 1.
O jogador ponderou sobre sua chegada ao clube pouco antes do começo da Premier League:
“ | Explicando um pouco sobre a minha evolução, acho que assim que eu cheguei no Aston Villa, cheguei dois dias antes de começar a Premier League. Foi algo que me atrapalhou um pouco. Depois da pausa, eu tive tempo de fazer treinamentos, de me colocar bem fisicamente. Essa foi minha real mudança, ter treinado mais com o grupo e conhecer cada jogador. Esse tempo foi muito bom para mim. | ” |
Na sequência do campeonato, Douglas viria a fazer mais 2 gols e 2 assistências em 36 partidas jogadas. O brasileiro se adaptou bem, dividindo o meio de campo com Jack Grealish e Anwar El Ghazi, e tão logo garantiu vaga no time titular. A equipe dele lutou contra o rebaixamento durante muito tempo na competição, mas conseguiu se livrar garantindo a 17ª colocação na tabela.
Na Copa da Liga Inglesa, Douglas Luiz não participou apenas da estreia do time na competição. Todavia, esteve presente nos demais jogos e auxiliou sua equipe a chegar na final diante o Manchester City. Na ocasião, o time comandado por Pep Guardiola sagrou-se campeão após venceram a partida decisiva por 2 a 1.
Sobre a briga contra a parte de baixo da tabela na temporada anterior, Douglas comentou em entrevista:
“ | A gente vem fazendo um trabalho muito bom no Aston Villa. Tivemos tempo de trabalhar. É uma temporada bem diferente da passada, em que a gente brigou para não ser rebaixado. Mas isso com certeza nos fortaleceu para que a gente possa fazer o melhor. Tivemos contratações que foram essenciais, ajustaram o nosso time. O treinador vem fazendo um grande trabalho e a gente pode ganhar do atual campeão. A gente quer continuar fazendo o nosso trabalho para nos manter na Premier League e almejar algo maior | ” |
Em sua segunda temporada, Douglas fez 33 jogos e marcou 2 assistências pela Premier League de 2020–21. E, apesar dos números menores que da temporada anterior, ajudou o clube a garantir uma temporada mais sólida. O Aston Villa ficou em 11º colocado ao final da competição.
Disputando a Carabao Cup, Douglas jogou apenas o jogo inicial contra o Burton Albion Football Club, e deu uma assistência na vitória de sua equipe por 3 a 1. Todavia, Luiz não participou mais dos próximos 2 jogos e sua equipe despediu-se da competição após vitória simples do Stoke City.
Na Premier League de 2021–22, Douglas voltou a balançar as redes 2 vezes durante a competição, além de dar mais 3 passes a gol. O seu gol na partida contra o Southampton recebeu assistência de Philippe Coutinho. Ao final da temporada, o Aston Villa garantiu a 14ª colocação.
Pela primeira vez desde que chegou na Inglaterra, Douglas pôde estrear na Copa da Inglaterra. Naquela edição, o Aston Villa fizera apenas um jogo. Nessa partida, o Manchester United conseguiu eliminar a equipe após uma vitória mínima de 1 a 0.
Em sua melhor temporada, em números, desde que chegou no Villa, Douglas conseguiu ainda mais destaque durante a Premier League de 2022–23. Pela equipe, o meio-campista marcou 6 gols e deu mais 6 assistências. O clube ficou em 7º colocado, a melhor temporada da equipe desde que Douglas estreou pelo time inglês. Com isso, o time estava apto para disputar os play-offs da Liga Conferência Europa da UEFA da próxima temporada.
Na estreia da Copa da Liga Inglesa de 2022–23, O Aston Villa goleou o Bolton Wanderers por 4 a 1, e Douglas Luiz fez um gol olímpico. Na partida seguinte, a equipe caiu diante o Manchester United por 4 a 2.
Pela Copa da Inglaterra de 2022–23, Douglas esteve em campo na estreia, e eliminação, de sua equipe na derrota contra o Stevenage Football Club por 2 a 1.
Ao final da sua principal temporada até o momento, o jogador foi agraciado com o prêmio de Melhor Jogador do Aston Villa naquela temporada.
Ele estreou na primeira rodada da Premier League de 2023–24 na derrota contra o Newcastle United por 5 a 1, mas marcou um gol na partida seguinte contra o Everton em uma goleada de 4 a 0 no Villa Park.
Em suas 9 partidas inicias (contando todas as competições até aquele momento) pelo clube, o meio-campista marcou 3 gols. Ao final do semestre, Douglas havia se tornado um dos pilares da equipe inglesa na temporada, pois conseguiu contribuir com 6 gols e 1 assistência nesse início de temporada.
Na Copa da Liga Inglesa de 2023–24, o jogador estreou na derrota, e eliminação, de sua equipe diante o Everton por 2 a 1.
Douglas Luiz estreou na Copa da Inglaterra de 2023–24 dando uma assistência contra o Middlesbrough na vitória do Villa por 1 a 0.
Disputando a Liga Conferência Europa da UEFA de 2023–24, o jogador estreou nos play-offs contra o Hibernian. Lá, ele marcou um dos 5 gols do clube inglês nos jogos de ida. No jogo de volta, o brasileiro foi o capitão da equipe que venceu o adversário por 3 a 0. Essa foi a primeira vez que Douglas assumia, em jogos oficiais, a braçadeira na equipe. Na fase de grupos, o brasileiro estreou com sua equipe contra o Legia Varsóvia, mas viu o time adversário vencer o jogo por 3 a 2. Ao final da Fase de Grupos, Douglas Luiz ajudou sua equipe a conseguir a classificação em primeiro lugar. O brasileiro, na última rodada dessa parte da competição, assumiu, novamente, a braçadeira de capitão.
Douglas foi titular na campanha da Seleção Brasileira Sub-20 no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2017
Em 12 de julho de 2019 foi convocado pela a Seleção Pré-Olímpica, para a disputa do Torneio de Toulon. Nesse Torneio, Douglas Luiz recebeu o prêmio de melhor jogador.
No dia 25 de outubro de 2019, foi convocado pelo técnico Tite para amistoso da Seleção Brasileira.
Estreou no dia 19 de novembro de 2019, na vitória por 3 a 0 sobre a Coréia do Sul.
Tóquio: Brasil vence na prorrogação e é bicampeão olímpico no futebol masculino. A seleção brasileira teve mais um capítulo dourado neste sábado (7), em Yokohama, o palco do penta de 2002, com a vitória sobre a Espanha, por 2 a 1, na prorrogação, após empate no tempo normal.
No dia 9 de junho de 2021, foi convocado para Copa América de 2021.
Durante a Copa América, o meio-campista jogou apenas 2 partidas. Ele viu de perto a Argentina se consagrar campeã após derrotar o Brasil na final.
Todos os direitos reservados ©2024 Site Oficial Douglas Luiz | Desenvolvido por Agência Fullmarket & Aquiproduz